quarta-feira, 31 de julho de 2013

Guilherme Aguiar apresenta propostas para a frente de rio e mar de Vila Nova de Gaia


 

Guilherme Aguiar apresentou, hoje, dez propostas para a frente de mar e rio de Vila Nova de Gaia.

Resumidamente:
1- Abertura no Quebramar da Aguda e piscina de ondas;
2- Operacionalização dos elevadores da Ponte da Arrábida e proibição de trânsito de pesados na ponte;
3- Ponte rodo-pedonal, com duas faixas de rodagem, dois passeios e ciclovia, a ligar o limite nascente do parque de estacionamento da Alfândega ao estaleiro a poente do parque de estacionamento do Cais de Gaia;...

4- Vaporetos com circuito: parque de estacionamento da Alfândega - Ribeira do Porto - Cais de Gaia;
5- Ordenamento do parqueamento de embarcações no cais de Gaia e o acesso e trânsito ao local para melhorar a servidão de rio;
6- Passeios exteriores na Ponte D. Luís, ganhando o espaço ocupado pelos atuais para circulação rodoviária [mantendo os dois sentidos];
7- Primeira fase de um elétrico turístico que ligue Campanhã às Caves Borges, passando pela Ponte D. Maria, Serra do Pilar, Estação de General Torres, Hotel Yeatman;
8- Prolongamento da ciclovia até à Barragem de Crestuma-Lever;
9- Centro lúdico fluvial do Areinho [Parque Aventura];
10- Recuperação de Arnelas;

Agenda - 1 Agosto 2013

Guilherme Aguiar estará:

- 10h30: Forever, Pedroso
- 13h: Polícia Municipal de Gaia
- 14h: Bombeiros Sapadores de Gaia

GUILHERME AGUIAR CONSIDERA PREOCUPANTE PREÇO DAS TAXAS DE RESÍDUOS




Gaia, um concelho com mais e melhor qualidade de vida

Decorreu, esta terça-feira, o nono debate promovido pela candidatura Juntos por Gaia, desta vez subordinado ao tema do Ambiente. Recorde-se que estes debates têm como finalidade a recolha de contributos para a construção de um programa eleitoral participativo, que o candidato independente apresentará a seu tempo.

Participaram, como palestrantes, António Guerner Dias, Paulo Santos, Nuno Formigo e o Engenheiro Luís Castanheira.

O ambiente foi considerado um “indicador importante para medir a qualidade de vida dos munícipes” e, para Guilherme Aguiar o desafio é tornar “Gaia, um concelho com mais e melhor qualidade de vida”.

Uma das maiores preocupações do candidato à CM Gaia são “as elevadas taxas de resíduos pagas pelos munícipes”, que, erradamente são associadas ao elevado preço da água, quando o custo da água em Gaia até é dos mais baixos da área metropolitana. Para Guilherme Aguiar é “preciso negociar com a Suldouro um preço justo a cobrar” e desafiar os munícipes a “atingir uma meta, de cerca de 20%, de resíduos reciclados no concelho”. A esse objetivo estaria associada a redução do preço de resíduos na fatura da água, visto que a produção dos mesmos era substancialmente aliviada.

Associado ao tema do Ambiente foi unânime a necessidade urgente de implementação de um “plano de educação ambiental no concelho”. Os intervenientes concordam que a educação ambiental é a solução para alguns dos problemas associados ao mau ambiente e, para o candidato independente, a educação ambiental “tem de começar nas escolas, por exemplo, em atividades extracurriculares”.
Para combate desta “desinformação”, foi sugerida uma participação mais ativa da Suldouro com a autarquia, em campanhas de sensibilização para os munícipes, nas escolas do concelho e na comunidade em geral.
Guilherme Aguiar considerou que “o concelho evoluiu muito a nível ambiental”, por isso é necessário dar continuidade a esse crescimento e, na impossibilidade de “fazer novo e melhor, pelo menos não estragar o que está bem feito”. Contudo, o candidato considera que Gaia investiu muito na costa de mar e que “agora é tempo de cuidar da costa de rio”, pelo que foram consideradas importantes “intervenções na zona marginal do Douro”, assim como, no ciclo urbano de água.
O próximo debate, o último dos dez estipulados, será sobre Reabilitação Urbana e realiza-se na próxima quinta-feira, na sede de candidatura.

terça-feira, 30 de julho de 2013

André Pinto - Coordenador do Núcleo de Gulpilhares



Política é serviço público, é missão, ou pelo menos devia ser. Na minha opinião um Candidato Independente reúne sempre melhores condições para a praticar. Se a isto aliarmos valores imprescindiveis da vida como honra, palavra, abnegação, resilencia, sensibilidade, humanidade e coragem, então teremos um optimo lider.
 
Guilherme Aguiar reúne, na minha opinião estas qualidades entre outras e por isso detem as melhores condições para presidir à Câmara de Gaia.
 
Guilherme Aguiar ama Gaia, vive Gaia, conhece Gaia e preocupa-se com os Gaienses.
 
Eu apoio Guilherme Aguiar!


sexta-feira, 26 de julho de 2013

Agenda - 27 Julho 2013

Guilherme Aguiar estará:

- 10h00: Associação Musical de Pedroso
- 10h30: Hoquei dos Carvalhos
- 11h: Bombeiros Voluntários dos Carvalhos
- 14h45: Jaca Futebol Clube
- 16h: AC Rechousa, Canelas
- 17h: Pedroso
- 21h30: Festa S. Tiago de Lever

Sérgio Vasconcelos - Coordenador do Núcleo de Olival

Perguntam-me constantemente como é que alguém que ainda é deputado da Assembleia Municipal em Gaia, tendo sido o número dois da lista de candidatos pela coligação Gaia na Frente nas últimas eleições, se descola desta dinâmica e do seu Partido para apoiar o Dr. José Guilherme Aguiar.
 
A minha resposta é simples, fui empossado Deputado Municipal em 1996, ainda no tempo da Administração do Partido Socialista e depois fiz parte do Projeto Gaia Na Frente e é com grande orgulho que vi Gaia, o concelho onde nasci e resido, a evoluir e transformar-se numa nova cidade, moderna, inovadora e atrativa. Ao longo destes anos fui conhecendo o Dr. Guilherme Aguiar, primeiro como meu colega na Assembleia Municipal enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Arcozelo e posteriormente como Vereador.

Fui aprendendo a conhecer um homem que ama verdadeiramente esta cidade, um homem que sempre tomou as suas decisões com base no melhor interesse do município. Sabendo disto e conhecendo todos candidatos deparei-me com dois cenários: os interesses partidários ou os interesses do meu concelho, da minha cidade. Outros teriam tomado outra decisão eu tomei a decisão de apoiar quem acredito genuinamente ser o melhor para Vila Nova de Gaia, ou seja o Dr. José Guilherme Aguiar.
 
Guilherme Aguiar é, sem dúvida, o candidato com mais experiência, com mais influência e com maior capacidade, para que Gaia continue a sua evolução.

GUILHERME AGUIAR COMPROMETE-SE COM POLÍTICA DE MOBILIDADE MAIS COMPETITIVA


 
“GAIA MAIS ABERTA E MAIS INCLUSIVA”

Decorreu, esta quinta-feira, o oitavo debate promovido pela candidatura independente Guilherme Aguiar Juntos por Gaia, subordinado ao tema “Mobilidade”. Participaram como palestrantes o engenheiro Álvaro Costa, o professor Luís Borges Gouveia, a engenheira Cristina Crisóstomo e o motard Mário Campos.

O conceito de mobilidade sustentável, cada vez mais presente nas políticas e estratégias territoriais, pressupõe que os cidadãos, vivendo em cidades, vilas ou aldeias, disponham de condições e escolhas de acessibilidade e mobilidade que lhes proporcionem deslocações seguras, confortáveis, com tempos aceitáveis e custos acessíveis.

Contudo, “Gaia tem o pior interface de transportes”, em que alguns acessos parecem “autênticos labirintos” e onde é necessário “resolver problemas de cota baixa e cota alta, assim como a falta de regulação nos transportes públicos”.

Para Guilherme Aguiar, “Gaia tem a rede de transportes mais deficiente e mais dispendiosa do país”, por isso o desafio para o candidato é “criar uma rede de mobilidade competitiva”.

Para isso, a nível autárquico definiram-se eixos fundamentais de atuação da câmara municipal para que a mobilidade “funcione em função das pessoas”. A regulação dos transportes públicos foi considerada “fundamental para montar um sistema que atue para o bem do utilizador”. Outra solução ponderou a existência de táxis fluviais que “facilitem a travessia Gaia–Porto–Gaia”.

Face à evidência da existência de inúmeras situações agressivas para cidadãos com necessidades especiais, para o candidato independente o desafio é tornar “Gaia uma cidade aberta e inclusiva” porque, apesar da melhoria verificada existem ainda “muitas barreiras físicas” para pessoas com mobilidade reduzida. Neste ponto, foi considerado fundamental a criação de uma “equipa técnica multidisciplinar da câmara municipal, que saiba antecipar as dificuldades e combatê-las, começando pelos edifícios públicos”.

Do ponto de vista viário, Guilherme Aguiar considera que “a mobilidade em Vila Nova de Gaia é excelente” mas há que incrementar o uso das duas rodas, comprometendo-se tal e à semelhança de Barcelona, Milão e Paris, a facilitar a circulação motociclista através das faixas do BUS, situação que o código da estrada em aprovação final na Assembleia da República permite às camaras municipais virem a autorizar, pelo que Gaia “será o município pioneiro em Portugal nesta matéria”.

O próximo debate sobre o Ambiente, sempre tendo como objetivo a recolha de contributos para a elaboração de um compromisso eleitoral participativo, realiza-se na próxima terça-feira, na sede de candidatura.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Agenda - 26 Julho 2013

Guilherme Aguiar estará em:

- 10h30: Visita JJ Teixeira, Olival
- 17h30: Arruada Comércio Local, Oliveira do Douro
- 21h30: Rancho Folclórico de Gulpilhares
- 22h30: Tasquinhas de Olival

Bruno Simões - Coordenador do Núcleo de Santa Marinha

EU APOIO O DR. GUILHERME AGUIAR PORQUE SEI O SEU VALOR E ADMIRO A SUA CORAGEM PARA ALÉM DE:
SER  AQUELE QUE REÚNE TODAS AS CONDIÇÕES PARA FAZER UM BOM TRABALHO COMO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE GAIA .
CONHECE  AS NECESSIDADES SABE AS CARÊNCIAS E TEM IDEIAS MUITO PRÓPRIAS .
É EXIGENTE E RIGOROSO EM TUDO O QUE FAZ MAS TAMBÉM MUITO HUMANO .
PARA O DR. GUILHERME AGUIAR " PRIMEIRO AS PESSOAS " E " TODOS JUNTOS POR GAIA "- POR TUDO ISTO EU ESTOU COM O DR. GUILHERME AGUIAR .        

Guilherme Aguiar preocupado com o Emprego em Vila Nova de Gaia

 
Guilherme Aguiar esteve em reunião com o diretor do Centro de Emprego de Vila Nova de Gaia, Mira Paulo, onde contactou com a realidade do desemprego no concelho. Num município “com cerca de 330 mil habitantes, 33 mil são desempregados e cerca de 100 pessoas por mês declaram emigração”.

Para Mira Paulo, “os investidores lutam com problemas de financiamento e de licenciamento no concelho”, sendo que sugere a “desburocratização de muitos mecanismos regulamentares, que são completamente dissuasores”.

Para o diretor do centro de emprego “nunca foi tão barato contratar pessoas”. Com os estágios profissionais, o “custo mensal de contratação de um licenciado é de 180€” e com os incentivos à contratação “o centro de emprego financia quase metade do ordenado do funcionário, em contratos a termo”.

Para o candidato independente à CM Gaia é necessário “injetar confiança nos investidores, para eles investirem no concelho e criar uma bolsa patrimonial, para que a Câmara auxilie empresas que queiram deslocar-se para Gaia”, mas todo o processo tem de ser aliado a uma “política de facilitação e desburocratização da Câmara Municipal de Gaia”.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Agenda - 25 Julho 2013

Guilherme Aguiar estará:

- 10h: Centro de Emprego, Vila Nova de Gaia
- 17h30: Reunião com o CCD da Câmara Municipal de Gaia
- 18h30: Reunião com o representante dos trabalhadores da Gaianima

Miguel Rangel - Coordenador do Núcleo de Canelas

Apoiar José Guilherme Aguiar é apoiar alguém que abraçou o projeto Gaia desde a primeira hora e emprestou ao mesmo toda a responsabilidade, comprometendo-se com a população e não defraudando quem lhe pediu colaboração.
 
Ser Gaiense, habitar em Gaia e conhecer o seu território e as suas gentes são qualidades que fazem parte do seu perfil e são um garante para que o voto em José Guilherme Aguiar trará à população Gaiense um presidente sempre presente pois para esta candidatura serão sempre PRIMEIRO AS PESSOAS e todos JUNTOS POR GAIA.

No dia 29 de Setembro VOTA JOSÉ GUILHERME AGUIAR.

terça-feira, 23 de julho de 2013

PRIMEIRO AS PESSOAS...


Agenda - 24 Julho 2013


Guilherme Aguiar estará:

 - 9h: Feira dos Carvalhos
- 11h30: Colégio Adventista, Oliveira do Douro
- 15h: Associação Recreativa "Unidos Cova da Silva" - Canidelo
- 16h: Associação Recreativa da Alumiara - Canidelo

Maria Adelaide Zenha - Coordenadora do Núcleo de Arcozelo

José Guilherme Aguiar, homem de enorme coração, competente, com grande experiencia, muito humano, chefe de familia, habituado a lidar com todas as gerações, e a que todas responde com a prioridade que lhe é merecida, e sentido de responsabilidade com que foi educado e que mantem ao longo de toda a sua vida. É um homem dinâmico com total dedicação à causa pública que tanto o carateriza, pois passa à ação concluindo projetos atingindo os seus objetivos.
 
Homem de garra não promete mas pede opinião, suscita apoio, faz visitas, prepara e propõe confrontos de ideias. É assim com gente de Gaia e com Guilherme Aguiar, gaiense de gema, que se vai levar Vila Nova de Gaia aumentar o seu já tão nobre e prestigioso lugar, grande cidade do Norte.
 
Tenho a certeza que:
Votar em Guilherme Aguiar
É votar nas Pessoas em Primeiro Lugar
É sem duvida ver Vila Nova de Gaia Ganhar

CRIATIVIDADE, A SOLUÇÃO PARA O ORDENAMENTO, PLANEAMENTO E DESENVOLVIMENTO


 
Gaia com Centro de Congressos e Cidade do Vinho

 Esta segunda-feira, a candidatura “Juntos por Gaia” debateu, na Quinta da Boeira, o tema Ordenamento, Planeamento e Desenvolvimento, questões que o candidato considera “fundamentais e aliciantes”.

O debate, o 7º de uma série de 10 que se concluirão no fim do corrente mês de Julho, tem por objetivo recolher contributos para a elaboração de um compromisso eleitoral participativo que o candidato José Guilherme Aguiar apresentará, a seu tempo, aos munícipes de Gaia. Isto mesmo referiu Nuno Delerue, Presidente da Comissão Política da candidatura ao introduzir o debate, anunciando que o modelo era o de um “think tank”, assumindo previamente a garantia de que “em ordem a fomentar o máximo de liberdade possível não haveria citações diretas de opiniões manifestadas pelos palestrantes, sendo, inclusive, assegurado reserva de imagem se o pretendessem”.
 
Participaram como palestrantes, um “elenco de luxo”, constituído por Pedro Karst Guimarães, José Manuel Vasquez Mosquera, Alexandre Almeida, Ricardo Coimbra, Ana Paula Oliveira, Alfeu Sá Marques e Sidónio Pardal, tendo-se verificado inúmeras outras intervenções da generalidade dos presentes, o que resultou num debate vivo e com bastante controvérsia.

 
Atendendo à conjuntura económica “o investimento privado desapareceu e o investimento público não vai existir”, por isso é “preciso contrariar a estagnação e ser-se criativo para atrair investimento, inovação e para que Gaia não fique para trás”. Gaia deve adoptar um novo paradigma de gestão que assuma um papel activo na promoção do desenvolvimento económico e na criação de emprego. Para tal, tem de desenvolver uma estratégia e um posicionamento competitivo diferenciador que aumente a sua atratividade para a população e para as empresas. O planeamento deve operacionalizar esta estratégia.
 
Assim, os palestrantes apresentaram projetos urbanísticos criativos e estratégicos, de possível atuação da câmara municipal que incluíam a “capitalidade de funções dentro do enorme centro, que atualmente não existe” equilibrando a Área Metropolitana do Porto.
 
“Qualquer projeto que seja sustentável não custa dinheiro”
 
É urgente a “atração para o centro histórico de museologia e exposições, unidades e residências universitárias, empresas inovadoras e de elevado valor acrescentado, livrarias e bibliotecas, provocando em Gaia o efeito que a Ryanair teve no centro do Porto.
 
E porque o “urbanismo se faz com criatividade e programação”, aliado a uma imagem mais ambiciosa, surgiram sugestões como a concretização de “uma Cidade do Vinho, à semelhança de Bordéus, aproveitando a imagem do centro histórico de Vila Nova de Gaia” e do desenvolvimento de um “Centro de Congressos da área metropolitana do Porto”, evoluindo para o conceito de Multiusos e de Parque de Exposições. Um Centro de Congressos “é uma âncora de muito desenvolvimento”, uma vez que associa “um movimento brutal de milhares de pessoas, com turismo, hotéis e outras sinergias”.
 
Outros projetos mais criativos ponderaram uma nova ponte “da Igreja de São Francisco até ao Cais de Gaia”, pois o tabuleiro da atual Ponte D. Luís é “exíguo para os peões” e muito beneficiaria o turismo, permitindo também o movimento circular do trânsito. E porque “também sem mobilidade nada funciona”, falou-se num “projeto para o elétrico histórico que passe na ponte Dona Maria, vá ao novo Centro Intermodal de Gaia, desça para as Caves e sirva o Centro de Congressos”.
 
O outro projecto fundamental desta estratégia é a Gaia Tecnopolis, desde junto ao caminho-de-ferro (Valadares/Miramar), até á zona empresarial de Avintes, que una Universidades, tecnologias e investigação às empresas de Gaia, porque as empresas devem estar no ponto de maior acessibilidade e visibilidade”. Gaia Tecnopolis será centrada na bifurcação da auto-estrada para a Arrábida e Freixo, aproveitando o prolongamento da linha de metro até a Vila D´Este.
 
Foi também debatido que “Gaia até por causa do investimento dos últimos anos gerou assimetrias. “Entre uma frente de mar ordenada e urbanizada e uma zona de interior rural mais desordenada e onde praticamente só existem estradas”. Nesse sentido, foi considerado fundamental o restabelecimento e duplicação faseado de estradas antigas e auto-estradas, no sentido de beneficiar a estrutura urbana de Gaia e de criar Transporte Colectivo em sítio próprio, rápido, confortável e eficaz a percorrer grandes distâncias.
 
Deverá ser aproveitado o Cabedelo para atividades de lazer e investigação ligadas ao Mar” e “alguns pontos da costa de rio muito ricos para um parque aventura, ligado a lazer de fim-de-semana”. Os vales rurais e as áreas florestais deverão, por sua vez, ser aproveitadas numa vertente de criação de mais parques, combinando hortas e pomares comunitários, áreas de passeio e lazer, e de desporto, tudo em benefício da paisagem e imagem de Gaia.
 
Sobre as limitações, os palestrantes foram unânimes que “é essencial que a câmara municipal desloque muita da burocracia inútil, anulando-a o quanto possível, para o campo em que esse trabalho se torne útil”, no serviço direto à população, porque nem tudo “pode estar limitado por leis absolutamente intransigentes”.
 
Para Guilherme Aguiar, “Gaia é uma cidade de futuro”, até porque “qualquer projeto que seja sustentável não custa dinheiro”. A competitividade foi um dos fatores essenciais que o candidato independente considerou importante para o crescimento e desenvolvimento de Gaia “que todos gostamos já hoje e vamos gostar ainda mais”, concluindo que “o atual Presidente da CMG e candidato ao Porto diz pretender lutar por mais 50 mil habitantes, mas eu, como futuro Presidente da CMG, vou-lhe fazer concorrência saudável competindo por estes novos 50.000 habitantes.”.
 
O próximo debate subordinado ao tema “Mobilidade” realiza-se na próxima 5ª feira, na sede de candidatura.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Manuel Gomes - Coordenador do Núcleo de Grijó


UM HOMEM COM UM CORAÇÃO ENORME

Podia escrever neste texto muitas coisas sobre a grande competência e experiência do Dr. José Guilherme Aguiar. Contudo, ao lembrar-me de uma história linda e verdadeira que aconteceu quando este era ainda Vereador da Acção Social da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, levou-me a partilhar convosco essa história que demonstra bem o seu carácter humano e interesse pelas pessoas.

A meio da tarde de um dia qualquer passava eu na Rua do Ermo em Grijó e reparei num movimento estranho junto de um pontão da auto-estrada A1.
 
Parei o carro e fui ver o que se passava. Fiquei perplexo. Numa pequena abertura debaixo do tabuleiro da auto estrada vivia lá uma mãe e quatro filhos, três deles menores.

Telefonei para o Dr. José Guilherme Aguiar e expus aquela situação humilhante da condição humana.

O Dr. José Guilherme Aguiar de imediato accionou os mecanismos da Acção Social da Câmara de Gaia e da Segurança Social.

Passado uma hora estava no local duas assistentes da Acção Social da Câmara de Gaia já articulados com a Segurança Social.

As assistentes da Acção Social da Câmara de Gaia acolheram aquela família e os seus escassos haveres e numa carrinha da Câmara foram transportados para o Posto da GNR dos Carvalhos.

Neste local foram entregues ao cuidado da Segurança Social e pernoitaram num Centro de Acolhimento de Apoio à Vítima.

No dia seguinte esta família foi realojada num apartamento da Segurança Social na Freguesia de Vilar de Andorinho e passou a ter uma casa condigna.

Podemos dizer. O Vereador está lá para resolver os problemas. Sim é verdade. Mas digam quantos Vereadores por esse País fora mostrava tanta preocupação e resolvia um problema destes em escassas horas. Muito poucos. Podem crer.

É esta a principal "marca" do Dr. José Guilherme Aguiar. Tem um coração enorme.
Será preciso mais alguma razão para apoiar um HOMEM assim.

Para mim não.

 
Eu APOIO o Dr. José Guilherme Aguiar.

domingo, 21 de julho de 2013

Agenda - 21 Julho 2013

Guilherme Aguiar estará:

- 19h: Festa de São Tiago, Oliveira do Douro
- 20h45: Festa de Santa Marinha, Crestuma

sábado, 20 de julho de 2013

Guilherme Aguiar esteve em Vila D'Este

 
Guilherme Aguiar esteve na Vila D’Este, onde abordado pela população sobre a continuidade do trabalho do ainda presidente da câmara, o candidato respondeu que “o que está bem feito é para continuar”.

Entre as diversas instituições que a urbanização sedia, o candidato independente visitou o Centro Social e Paroquial da Vila D’Este, que se dedica ao apoio social e distribuição de bens de primeira necessidade pelos moradores da urbanização.

O Centro Social e Paroquial, que carece de algumas estruturas físicas e económicas recebeu a garantia que o “AGIR XXI”, projeto começado por Guilherme Aguiar enquanto vereador da Acção Social, e que atualmente se encontra subaproveitado, “vai voltar a funcionar em prol da comunidade”.

Ainda na Vila D’Este, o candidato independente visitou a Escola Básica do 1º ciclo e Jardim de Infância da Vila D’Este, onde decorrem ao fim de semana aulas de Karaté, uma ocupação que a Associação de Pais considera fundamental existir na urbanização, mas face à carência de meios elas têm de decorrer nas instalações da escola.

Por último, Guilherme Aguiar esteve na Associação de Proprietários da Urbanização da Vila D’Este. O candidato à CM Gaia considera que “fisicamente está tudo a ser feito, agora falta intervir sobre as pessoas”.

Academia do Bacalhau homenageia Guilherme Aguiar

 
Guilherme Aguiar foi, ontem à noite, homenageado num jantar tertúlia dedicado ao tema "Desporto - inclusão e exclusão", promovido pela Academia do Bacalhau.
 
A Academia do Bacalhau, há 24 anos presente no Porto, trata-se de uma organização cujos valores da "amizade, portugalidade e solidariedade" regem os membros que a compõe. A Academia de "fiéis amigos" já apoiou inumeras causas sociais, desde a construção de lares infantis, lares da 3ª idade e apoio direto a famílias carenciadas.
 
Esta tratou-se de uma homenagem simbólica para o candidato independente, que considera que a Academia se rege pelos mesmos valores da sua candidatura "Primeiro as Pessoas".

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Entrevista a Guilherme Aguiar ao programa Autárquicas 2013


Agenda - 20 Julho 2013

Guilherme Aguiar estará:

- 10H15: Centro Social e Paroquial Vila D´Este
- 11H00: Associação de Moradores de Vila D´Este
- 11H45: Associação de Proprietários de Vila D´ Este
- 15h: Festa de Final de Ano da Academia Sénior Sta. Isabel - Canelas
- 19h45: Festa Final de Ano do Clube de Tiro - Perosinho
- 21h30: Tasquinhas das Colectividades de Sandim
- 22h30: Festas de Sta Marinha - Cais de Gaia

Agenda - 19 Julho 2013

Guilherme Aguiar estará:

 - 20h: Jantar Tertúlia promovido pela Academia do Bacalhau, na Quinta da Boucinha

Ricardo Nascimento - Coordenador do Núcleo da Madalena

Salpicos interpretativos sobre aquilo que as pessoas comuns percepcionam de alguns dos temas de GAIA vão sendo inseridos no meu aparelho cognitivo e fazendo uso disso só me resta apoiar o Dr José Guilherme Aguiar.
 
Pela semelhança que temos...
 
É imparável no um contra um.
Tremendo na sua análise .
Homem simpático fantástico e cheio de ternura.
 
GAIA será melhor. Será melhor que ontem e amanhã, será melhor que hoje.
 
Estamos juntos Dr., juntos por GAIA. Todos juntos por GAIA!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Carla Machado - Coordenadora do Núcleo de Vilar do Paraíso

Como Gaiense que sou, para mim, Guilherme Aguiar é o candidato certo para apoiar!

Pela sua simplicidade e nobreza de carácter; filho da terra e, por isso, conhecedor, como poucos, de Gaia e das suas gentes; é o candidato mais sensível às pessoas e às suas problemáticas, pois vivencia ele próprio a nossa realidade local.
 
Pelo seu dinamismo e por toda a experiência de dedicação à causa pública que tão bem o caracterizam, é um Homem de Projectos. Mas não chega concebe-los, há que também concretizá-los! E Guilherme Aguiar é a pessoa que fará Gaia avançar, tendo sempre, como base, as pessoas em primeiro lugar, pois somos nós, Gaienses, que fazemos de Gaia uma terra tão especial, e é na valorização e união que estará a nossa progressão!

A União sempre fez de nós, Seres, mais fortes! É de uma nova energia que todos nós, Gaienses, estamos a precisar!

Vamos todos, juntos por Gaia, Guilherme Aguiar, apoiar!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

JUNTOS POR GAIA


Alcides Couto - Coordenador do Núcleo de Sandim

Escolhi apoiar o Dr. Guilherme Aguiar para um mandato de 4 anos, porque é um candidato com um Know how actualizado, é um bom comunicador e é uma pessoa de Vila Nova de GAIA. Ele não precisa de um GPS ou de muletas para ir às 24 freguesias. Considero ser uma candidatura em prol de todos os Gaienses.
Estamos todos Juntos por GAIA e, com um excelente LIDER.

Os Gaienses devem votar nele porque é independente, diferente dos outros, é de Gaia e também é conhecedor das realidades do concelho.

Naquilo que o Dr. Guilherme Aguiar precisar de mim pode contar neste mandato de 4 anos.

Uma mensagem que envio a todos os Gaienses: Vamos ser exigentes com a nossa escolha. Por isso vamos VOTAR no GUILHERME AGUIAR para a Câmara e, para a Assembleia da Câmara de Vila Nova de Gaia.

Em Primeiro estão as pessoas.
Estamos Juntos por GAIA.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Rui Pereira - Coordenador Núcleo de São Félix da Marinha


Não fazia sentido nenhum se pensasse que Guilherme Aguiar não fosse a melhor candidatura, mas votar em alguém que não sente Gaia e desconhece a sua identidade, seria uma abstrata alternativa. Por isso apraz-me apoiar uma candidatura que através do passado, alicerça o seu futuro num projeto vincado às suas caraterísticas pessoais, de empenho e dedicação ao trabalho, ligado aos cidadãos e conseguir a solução dos seus problemas.

Gaia vencerá com Guilherme Aguiar a Presidente!

 Juntos por Gaia!

DEBATE SOBRE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO


 
GAIA TEM DE SER ALICIANTE

Esta segunda-feira, a candidatura “Juntos por Gaia” debateu, na sede de candidatura, o tema Empreendedorismo e Inovação, propriedades que o candidato considera “a solução para um país em constante queda”.

O debate, o 6º de uma série de 10 que se concluirão no fim do corrente mês de Julho, tem por objetivo recolher contributos para a elaboração de um compromisso eleitoral participativo que o candidato José Guilherme Aguiar apresentará, a seu tempo, aos munícipes de Gaia. Isto mesmo referiu Nuno Delerue, Presidente da Comissão Política da candidatura ao introduzir o debate, anunciando que o modelo era o de um “think tank”, assumindo previamente a garantia de que “em ordem a fomentar o máximo de liberdade possível não haveria citações diretas de opiniões manifestadas pelos palestrantes, sendo, inclusive, assegurado reserva de imagem se o pretendessem”.

Participaram como palestrantes principais Vasco Salazar Soares, professor do ISVOUGA, Ricardo Bastos, diretor da empresa DreamMedia, Francisco Guedes, diretor da empresa Universal e Pedro Jorge Reis, tendo-se verificado inúmeras outras intervenções da generalidade dos presentes, o que resultou num debate vivo e com bastante controvérsia.

Nuno Delerue introduziu que “numa sociedade onde a curva do consumo privado está a decrescer, onde cerca de 17 empresas abriram falência, a taxa de desemprego total do país está nos 17,6%, ou seja cerca de 1 milhão de desempregados…”, as autarquias devem criar mecanismos para fixação do empreendedorismo e inovação no concelho, porque é através desses que se vão criando postos de trabalho e se movimenta a economia, primeiro do município e depois do país.

Mas, “empreendedorismo não é só criar empresas” e urge “adaptar as empresas a uma economia em constante transformação”. Por isso, é importante a nível autárquico definirem-se eixos fundamentais de atuação da câmara municipal para promoção e facilitação do desenvolvimento do empreendedorismo e inovação no município de Vila Nova de Gaia.

Para Gaia considerou-se urgente a criação de parcerias de negócios entre as empresas em falência e a autarquia, em que a câmara monitorize essas parcerias, assim como a cedência de benefícios fiscais para a fixação de pequenas e médias empresas no concelho e em zonas do interior, aliado a uma política de desburocratização e facilitação por parte da autarquia.

Para Guilherme Aguiar, “a burocracia é um problema transversal a todo o funcionamento público”, que tem de ser combatido com pequenas intervenções dos municípios.

A um outro nível foi considerada urgente a rentabilização do centro urbano, da orla marítima e dos ativos da cidade, numa política que passe pela dinamização urbana para atração de investimento turístico e apoio à criação de empresas de animação turística no concelho.

Para o candidato independente, “Gaia tem de ser aliciante” para os investidores, onde “temos de saber aproveitar as potencialidades da cidade”. O candidato acredita que Gaia tem as condições criadas para crescer e que “não podemos ter o nível de investimento que tivemos até aqui, porque a ocasião é de dinamizar”.

Num cenário político de macro desconfiança, os investidores não acreditam nas potencialidades que Portugal tem para lhes dar, “cabendo, por isso, aos municípios introduzir a injeção de confiança e criar condições de investimento”, conclui Guilherme Aguiar.

Sobre o futuro do empreendedorismo em Vila Nova de Gaia, o candidato refere que “Gaia tem de ser uma janela de oportunidades, criadas pelo município, em parceria com os investidores”.

O próximo debate subordinado ao tema “Ordenamento, Planeamento e Desenvolvimento” realiza-se na próxima 2ª feira, na sede de candidatura.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Faz parte, junta-te a nós!

Chegou a hora de participares. Junta-te a nós!
Precisamos de todos! Porque só com a participação de muitos, se garante um futuro melhor para a terra de todos.
Preenche os campos no nosso website e faz parte da equipa JUNTOS POR GAIA.


http://www.juntosporgaia.pt/?page=voluntariado

Jorge Braga - Coordenador do Núcleo de Pedroso


Eu Apoio!
 
Porque mais importante que seguir orientações partidárias é seguir ideais.
 
Porque uma personalidade sábia e eloquente é sempre um bom exemplo a seguir.
 
Porque quem está no poder tem de ser merecedor de o ter.
 
Porque tendo o privilégio de escolher há que ter a sensatez de o saber bem fazer, por isso, a minha escolha só pode ser : Guilherme Aguiar!
Juntos por Gaia!

Agenda - 16 Julho 2013

Guilherme Aguiar estará:

- 11h: Centro Social de Perosinho
- 17h30: Centro de Estudo e ATL TOTAL, Oliveira do Douro
- 18h30: Ginásio Bicademia, Oliveira do Douro
- 19h30: Tomada de posse da Diretora do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Douro

domingo, 14 de julho de 2013

Alexandra Ribeiro - Coordenadora Núcleo Oliveira do Douro


Conheço pessoalmente o Dr. José Guilherme Aguiar há 16 anos. Trabalhei diretamente com ele durante 12 anos.
É uma pessoa simples, de Gaia e que sabe muito bem quais as grandes dificuldades, quer do Município quer do gaienses, sendo direto ao dizer o que pensa e sente.
Acredito nele para a Câmara de Gaia pela sua responsabilidade e o querer assumir uma tarefa que não será nada fácil. Não necessita ser politico de profissão, pelo que o seu empenho e desempenho em Gaia - terra natal - será sempre para dar o seu melhor pelos gaienses, tendo sempre em linha de conta o que os mesmos dizem. Sabe ouvir.
Apoio a sua candidatura pela convicção de que é realmente a pessoa que nós gaienses estamos a precisar, um homem com H grande.

 
Juntos por Gaia!

"Guilherme Aguiar não fará mais casas sociais"

DN - 14 Julho 2013
JN - 14 Julho 2013
 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Jantar feminino de apoio a Guilherme Aguiar junta muitas mulheres Gaienses



Um Movimento de Apoio ao "Juntos por Gaia" promoveu um jantar feminino dedicado a Guilherme Aguiar. 

O restaurante "Rufinos", em Francelos, encheu com as muitas mulheres presentes, que para o candidato "representam uma motivação acrescida pelo apoio demonstrado", concluindo que se ganhar as eleições procurará ser "digno desse mesmo apoio".

Agenda - 13 Julho 2013

Guilherme Aguiar estará:

- 10h: Cooperativa Urbicoop, Santa Marinha
- 15h: Empreendimento de Habitação Social Quinta das Facas, São Félix da Marinha
- 16h: Clube Futebol São Félix da Marinha
- 17h: Rancho Folclórico São Félix da Marinha
- 19h45: Perosinho Cultural

GUILHERME AGUIAR COMPROMETE-SE COM “POLÍTICA INTEGRADA DE JUVENTUDE”



Só festivais de música não chegam
 
Esta quinta-feira, a candidatura “Juntos por Gaia” debateu, na sede de candidatura, o tema Juventude nas formas de empreendedorismo e fixação de emprego e jovens no município.

O debate, o 5º de uma série de 10 que se concluirão no fim do corrente mês de Julho, tem por objetivo recolher contributos para a elaboração de um compromisso eleitoral participativo que o candidato José Guilherme Aguiar apresentará, a seu tempo, aos munícipes de Gaia. Isto mesmo referiu Nuno Delerue, Presidente da Comissão Política da candidatura ao introduzir o debate, anunciando que o modelo era o de um “think tank”, assumindo previamente a garantia de que “em ordem a fomentar o máximo de liberdade possível não haveria citações diretas de opiniões manifestadas pelos palestrantes, sendo, inclusive, assegurado reserva de imagem se o pretendessem”.

Participaram como palestrantes principais Daniel Fangueiro, Técnico de Investimentos do QREN, Francisco Sequeira, Consultor na área da Fiscalidade e Pedro Pereira, membro da direção da Associação de Estudantes do ISLA, tendo-se verificado inúmeras outras intervenções da generalidade dos presentes, o que resultou num debate vivo e com bastante controvérsia.

A promoção do empreendedorismo jovem surgiu como ideia mestra a desenvolver, num município que prima pela “falta de apoios e de informações”. Urge à autarquia dar condições para que se fixem empresas no concelho, sendo que “esses apoios existem e devem ser canalizados para os jovens”.

Fatores como a “relação preço/qualidade de vida, segurança, acessibilidades e mobilidade” foram descritivos da atual Gaia, enquanto relevantes para a fixação de jovens no concelho.

A nível autárquico definiram-se eixos fundamentais de atuação da câmara municipal para promoção do empreendedorismo jovem e do emprego. Entre eles, realçado o “estreitamento de laços entre as instituições académicas e o município”, através do desenvolvimento de uma divisão autárquica que ouça as instituições académicas do concelho, fazendo a ponte entre elas e a oferta no mercado de trabalho.

O outro eixo fundamental debatido foi o “desenvolvimento de eventos académicos, que passem pela mostra de projetos dos estudantes e pela competição entre universidades”, onde foi unânime que “o que a juventude precisa é de estimulo à criatividade e à criação e não apenas de festivais de música”.

Sobre esta temática, o candidato independente deixou uma certeza “enquanto não houver uma situação económica estável, o Marés Vivas terá de sobreviver sem subsídios municipais”.

Como propostas, José Guilherme Aguiar defende que “é fundamental vender Gaia e apostar na diplomacia económica”, onde “podemos e devemos incentivar a habitação jovem em Gaia” com o desenvolvimento de polos de residência universitária, por exemplo.

Para o candidato independente, “numa sociedade altamente informada, há uma completa falta de informação entre as autarquias, instituições e empresas”, sendo que a política do município “deve ser a política da dinâmica e da informação”. A título de exemplo o candidato questionou a audiência sobre o conhecimento do gabinete do empreendedor na Avenida da Republica ou de alguma iniciativa da Casa da Juventude, onde concluiu que “numa sociedade cada vez mais informada, sabemos tudo sobre tudo, menos sobre V. N. Gaia”.

O próximo debate subordinado ao tema “Empreendedorismo e Inovação” realiza-se na próxima 2ª feira, na sede de candidatura.