sexta-feira, 26 de julho de 2013

GUILHERME AGUIAR COMPROMETE-SE COM POLÍTICA DE MOBILIDADE MAIS COMPETITIVA


 
“GAIA MAIS ABERTA E MAIS INCLUSIVA”

Decorreu, esta quinta-feira, o oitavo debate promovido pela candidatura independente Guilherme Aguiar Juntos por Gaia, subordinado ao tema “Mobilidade”. Participaram como palestrantes o engenheiro Álvaro Costa, o professor Luís Borges Gouveia, a engenheira Cristina Crisóstomo e o motard Mário Campos.

O conceito de mobilidade sustentável, cada vez mais presente nas políticas e estratégias territoriais, pressupõe que os cidadãos, vivendo em cidades, vilas ou aldeias, disponham de condições e escolhas de acessibilidade e mobilidade que lhes proporcionem deslocações seguras, confortáveis, com tempos aceitáveis e custos acessíveis.

Contudo, “Gaia tem o pior interface de transportes”, em que alguns acessos parecem “autênticos labirintos” e onde é necessário “resolver problemas de cota baixa e cota alta, assim como a falta de regulação nos transportes públicos”.

Para Guilherme Aguiar, “Gaia tem a rede de transportes mais deficiente e mais dispendiosa do país”, por isso o desafio para o candidato é “criar uma rede de mobilidade competitiva”.

Para isso, a nível autárquico definiram-se eixos fundamentais de atuação da câmara municipal para que a mobilidade “funcione em função das pessoas”. A regulação dos transportes públicos foi considerada “fundamental para montar um sistema que atue para o bem do utilizador”. Outra solução ponderou a existência de táxis fluviais que “facilitem a travessia Gaia–Porto–Gaia”.

Face à evidência da existência de inúmeras situações agressivas para cidadãos com necessidades especiais, para o candidato independente o desafio é tornar “Gaia uma cidade aberta e inclusiva” porque, apesar da melhoria verificada existem ainda “muitas barreiras físicas” para pessoas com mobilidade reduzida. Neste ponto, foi considerado fundamental a criação de uma “equipa técnica multidisciplinar da câmara municipal, que saiba antecipar as dificuldades e combatê-las, começando pelos edifícios públicos”.

Do ponto de vista viário, Guilherme Aguiar considera que “a mobilidade em Vila Nova de Gaia é excelente” mas há que incrementar o uso das duas rodas, comprometendo-se tal e à semelhança de Barcelona, Milão e Paris, a facilitar a circulação motociclista através das faixas do BUS, situação que o código da estrada em aprovação final na Assembleia da República permite às camaras municipais virem a autorizar, pelo que Gaia “será o município pioneiro em Portugal nesta matéria”.

O próximo debate sobre o Ambiente, sempre tendo como objetivo a recolha de contributos para a elaboração de um compromisso eleitoral participativo, realiza-se na próxima terça-feira, na sede de candidatura.

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