“GAIA
MAIS ABERTA E MAIS INCLUSIVA”
Decorreu, esta quinta-feira,
o oitavo debate promovido pela candidatura independente Guilherme Aguiar Juntos por Gaia, subordinado ao tema “Mobilidade”.
Participaram como palestrantes o engenheiro Álvaro Costa, o professor Luís
Borges Gouveia, a engenheira Cristina Crisóstomo e o motard Mário Campos.
O conceito de mobilidade
sustentável, cada vez mais presente nas políticas e estratégias territoriais, pressupõe
que os cidadãos, vivendo em cidades, vilas ou aldeias, disponham de condições e
escolhas de acessibilidade e mobilidade que lhes proporcionem deslocações
seguras, confortáveis, com tempos aceitáveis e custos acessíveis.
Contudo, “Gaia tem o pior
interface de transportes”, em que alguns acessos parecem “autênticos
labirintos” e onde é necessário “resolver problemas de cota baixa e cota alta,
assim como a falta de regulação nos transportes públicos”.
Para Guilherme Aguiar, “Gaia
tem a rede de transportes mais deficiente e mais dispendiosa do país”, por isso
o desafio para o candidato é “criar uma rede de mobilidade competitiva”.
Para isso, a nível
autárquico definiram-se eixos fundamentais de atuação da câmara municipal para
que a mobilidade “funcione em função das pessoas”. A regulação dos transportes
públicos foi considerada “fundamental para montar um sistema que atue para o
bem do utilizador”. Outra solução ponderou a existência de táxis fluviais que
“facilitem a travessia Gaia–Porto–Gaia”.
Face à evidência da
existência de inúmeras situações agressivas para cidadãos com necessidades
especiais, para o candidato independente o desafio é tornar “Gaia uma cidade
aberta e inclusiva” porque, apesar da melhoria verificada existem ainda “muitas
barreiras físicas” para pessoas com mobilidade reduzida. Neste ponto, foi
considerado fundamental a criação de uma “equipa técnica multidisciplinar da
câmara municipal, que saiba antecipar as dificuldades e combatê-las, começando
pelos edifícios públicos”.
Do ponto de vista viário,
Guilherme Aguiar considera que “a mobilidade em Vila Nova de Gaia é excelente”
mas há que incrementar o uso das duas rodas, comprometendo-se tal e à semelhança
de Barcelona, Milão e Paris, a facilitar a circulação motociclista através das
faixas do BUS, situação que o código da estrada em aprovação final na
Assembleia da República permite às camaras municipais virem a autorizar, pelo
que Gaia “será o município pioneiro em Portugal nesta matéria”.
O próximo debate sobre o
Ambiente, sempre tendo como objetivo a recolha de contributos para a elaboração
de um compromisso eleitoral participativo, realiza-se na próxima terça-feira,
na sede de candidatura.
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